terça-feira, 19 de junho de 2012

Simulado de Direito Constitucional - FCC

Divirtam-se!


1. (FCC/2010 – TRF 4ª R. - Anal Jud - Área Jud – Execução de Mandados) São direitos fundamentais classificados como de segunda geração
(A) os direitos econômicos e culturais.
(B) os direitos de solidariedade e os direitos difusos.
(C) as liberdades públicas.
(D) os direitos e garantias individuais clássicos.
(E) o direito do consumidor e o direito ao meio ambiente equilibrado

2. (FCC/2010 – TRF 4ª R. - Anal Jud - Área Jud – Execução de Mandados) No que diz respeito ao direito à inviolabilidade de domicílio, é correto afirmar que
(A) ninguém pode violar a casa, à noite, mesmo que munido de autorização judicial.
(B) a casa á asilo inviolável e em nenhuma hipótese se pode nela ingressar sem o consentimento do morador.
(C) o conceito de casa é restrito e abrange, apenas, a residência com ânimo definitivo.
(D) a casa, à noite, torna-se violável nas hipóteses de flagrante, desastre e prestação de socorro, porém é necessária autorização judicial.
(E) a casa é violável no caso de flagrante, desastre ou para prestar socorro.

3. (FCC/2010 – TRF 4ª R. - Anal Jud - Área Judiciária) A inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade são garantias previstas na Constituição Federal
(A) aos brasileiros, não estendidas às pessoas jurídicas.
(B) aos brasileiros natos, apenas.
(C) aos brasileiros natos e aos estrangeiros com residência fixa no País.
(D) aos brasileiros, natos ou naturalizados.
(E) aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País.

4. (FCC/2006 – TRE/SP - Anal. Jud.) Em matéria de direitos e deveres individuais e coletivos, considere:
I. A lei regulará a individualização da pena, podendo adotar para efeito de punição do indivíduo, dentre outras, a pena de morte, no caso de guerra declarada.
II. Por ordem judicial só é permitido o ingresso na casa, sem consentimento do morador, não importando o título sob o qual o indivíduo habite a "casa", apenas durante o dia, mas no caso de flagrante delito, a permissão para o ingresso é a qualquer hora.
III. O indivíduo que alegar imperativo de consciência para eximir-se de obrigação legal, a exemplo do serviço militar obrigatório, e também se recusar a cumprir prestação alternativa, não poderá, em razão disso, perder seus direitos políticos.
IV. A devolução do estrangeiro ao exterior, por meio de medida compulsória adotada pelo Brasil, quando esse estrangeiro entrar ou permanecer irregularmente em nosso território, também caracteriza a extradição.
Nesses casos, é correto o que consta APENAS em
(A) I e II.
(B) III e IV.
(C) II e III.
(D) I, II e IV.
(E) I, III e IV.

5. (FCC/2006 – TRE/AP - Anal. Jud.) Caberá o mandado de segurança, dentre outras hipóteses, contra
(A) sentença que não tenha recurso próprio processual, ou se previsto recurso, não seja ele apto a impedir os efeitos lesivos de maneira pronta, por falta do seu efeito suspensivo.
(B) ordem de qualquer servidor quando houver recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução.
(C) decisão judicial interlocutória para a qual haja recurso processual eficaz.
(D) despacho judicial, ainda que previsto recurso processual, ou possa ser corrigido prontamente por via de correição.
(E) ato disciplinar, ainda que amparado por habeas-corpus habeas-data.

6. (FCC/2006 – Analista Judiciário/TRT/SP) Em matéria de Direitos Individuais e Coletivos, é correto afirmar:
(A) O direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos depende do pagamento de taxa específica mínima.
(B) O Estado indenizará o condenado por erro judiciário, mas não o que ficar preso além do tempo fixado na sentença.
(C) Também são gratuitos, em qualquer situação, para os reconhecidamente pobres, o registro de imóvel e a certidão de casamento.
(D) São gratuitas as ações de Habeas Corpus e Habeas Data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
(E) É assegurada proteção à reprodução da imagem, mas não a referente à voz humana nas atividades desportivas.

7. (FCC/2006 - TRF 1ª. R – Analista Judiciário – Área Adm) Em relação aos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos assegurados na Constituição Federal, é correto afirmar que.
(A) as entidades sindicais e associativas mesmo que não expressamente autorizadas, têm legitimidade para representar seus associados em qualquer instância judicial ou administrativa.
(B) é assegurado a todos o acesso à informação, vedado o sigilo da fonte quando para o exercício da atividade profissional.
(C) a pequena propriedade rural, mesmo a trabalhada pela família, poderá ser objeto de penhora para o pagamento de débitos decorrentes de sua atividade produtiva, garantido porém, ao proprietário, prazo em dobro para saldar o débito, sob pena de sua perda.
(D) é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis de internação coletiva, salvo nas militares e federais sob regime disciplinar diferenciado.
(E) a casa é asilo inviolável do individuo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

8. (FCC/2007 - TRT 23R - Analista - Área Judiciária) No que concerne aos direitos e deveres individuais e coletivos, nos termos preconizados pela Constituição Federal de 1988 é correto afirmar:
(A) A organização sindical, legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos 6 meses poderá impetrar mandado de segurança coletivo, em defesa dos interesses de seus membros ou associados.
(B) O Brasil se submete à jurisdição de Tribunal Penal Internacional a cuja criação tenha manifestado adesão.
(C) O preso não tem direito à identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório policial, se for salutar para a manutenção da segurança.
(D) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais, mas deverá suportar em qualquer hipótese o ônus da sucumbência.
(E) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, ainda que as invoque para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

9. (FCC/2007 - TRF 2ª. Reg – Analista Judiciário – Área Adm) Considere as seguintes afirmativas sobre os direitos e deveres individuais e coletivos:
I. O brasileiro naturalizado poderá ser extraditado se praticar crime comum antes da naturalização ou no caso de comprovado envolvimento em tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins na forma da lei.
II. São gratuitas as ações de habeas corpus, mandado de segurança e habeas data, e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania.
III. Conceder-se-á habeas data sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania.
IV. São a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal.
De acordo com a Constituição Federal de 1988, está correto o que consta APENAS em
(A) I e III.
(B) I e IV.
(C) I, II e III.
(D) I, II e IV.

10. (FCC/2007 - TRF 2ª. R – Analista Judiciário – Área Jud) Considere as seguintes afirmativas sobre os direitos e deveres individuais e coletivos:
I. A criação de cooperativas, na forma da lei, depende de autorização do Poder Público, que poderá fiscalizar o seu funcionamento.
II. É assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva.
III. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização ou de aviso prévio à autoridade competente.
IV. A dissolução compulsória de associações depende de decisão judicial transitada em julgado.
De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988, está correto o que consta APENAS em.
(A) I, II e III.
(B) I, II e IV.
(C) I e III.
(D) II, III e IV.
(E) II e IV.

11. (FCC/2007 - TRF 4ª. R – Analista Judiciário – Área Jud) Em tema de Direitos e Garantias Fundamentais, é INCORRETO afirmar:
(A) Nenhum brasileiro será extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalização, ou de comprovado envolvimento em tráfico de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.
(B) Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta ou recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
(C) É inviolável o sigilo das comunicações telefônicas, salvo por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual.
(D) É pleno o direito de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.
(E) O direito à liberdade de manifestação do pensamento é ilimitado.

12. (FCC/2008 - TRF 5ª. R – Analista Judiciário – Área Jud) Em tema de direitos e deveres individuais e coletivos, considere:
I. Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em qualquer local, independentemente de autorização ou de prévio aviso á autoridade competente.
II. As entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tem legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente.
III Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar.
IV. Constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
V. Dentre outras hipóteses, será concedida a extradição de estrangeiro por crime político ou de opinião.
Estão corretas as que se encontram APENAS em.
(A) II, III e IV.
(B) I, II e V.
(C) III, IV e V.
(D) I e IV.
(E) I, III e V.

13. (FCC/2008 - TRF 5ª. R – Analista Judiciário – Área Jud) Em tema de direitos e deveres individuais e coletivos, e INCORRETO afirmar que.
(A) ninguém poderá ser competido a associar-se ou a permanecer associado
(B) a prática do racismo constitui crime afiançável e prescritível.
(C) é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.
(D) não haverá juízo ou tribunal de exceção.
(E) a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.

14. (FCC/2008 - TRF 5ª. R – Técnico Administrativo) Considere as seguintes assertivas relacionadas aos direitos e deveres e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal:
I. A lei deve tratar todos os brasileiros e estrangeiros residentes no País, sem distinção de qualquer natureza.
II. A manifestação do pensamento é livre, garantido em qualquer hipótese o anonimato.
III. A expressão da atividade cientifica e de comunicação depende de censura ou licença para o seu exercício.
IV. É garantido o direito á indenização pelo dano moral decorrente da violação da intimidade e da vida privada das pessoas.
V. É assegurado a todos o acesso à informação, vedado em qualquer caso o sigilo da fonte.
Estão corretas as que se encontram APENAS em
(A) I e IV.
(B) II e III.
(C) II, IV e V.
(D) I, II e V.
(E) II, III e IV.

15. (FCC/2008 – TRF – 5ª.R - Analista Judiciário – área administrativa) Em tema de direitos e garantias fundamentais, é INCORRETO que
(A) não haverá juízo ou tribunal de exceção.
(B) constitui crime inafiançável e imprescritível a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.
(C) a prática do racismo constitui crime inafiançável e prescritível, sujeito às penas de reclusão, detenção ou multa.
(D) a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito.
(E) não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.


Gabarito:

01 – A 02 – E 03 – E 04 – A 05 – A 06 – D 07 – E 08 – B 09 – B 10 – E

11 – E 12 – A 13 – B 14 – A 15 – C




Nenhum comentário:

Postar um comentário